domingo, 10 de abril de 2011

Quem é a tão "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" pela qual estamos rodeados?

"Portanto, nós também, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."
(Hebreus 12.1 e 2)


Quantas mensagens maravilhosas podemos tirar dos versículos 1 e 2 do capítulo 12 de Hebreus! A Palavra de Deus é assim mesmo: um oceano sem fundo. A mesma passagem pode gerar incontáveis pregações. E isso ocorre com toda a Bíblia Sagrada. Quem nunca ouviu   a "mulher do fluxo de sangue" (Lc 8.43-48) sendo pregada de formas diferentes, porém com profundidade espiritual? Todavia, o objetivo deste texto é abordar um erro freqüentemente  cometido por alguns pastores, pregadores e professores, quando se referem à grande nuvem de testemunhas citada no versículo 1 do capítulo 12 da Epístola aos Hebreus. Muitos deles dizem: "Irmãos, devemos tomar muito cuidado com o nosso comportamento, pois, como diz em Hebreus, tem uma nuvem de testemunhas nos observando." O conselho, claro, é plausível. O crente tem que realmente se comportar bem (mesmo que não tenha ninguém observando). O erro está em dizer que as testemunhas pela qual estamos rodeados (Hb 12.1) são as pessoas que estão observando o nosso comportamento, para ver se andamos como verdadeiros crentes ou não.

A "grande nuvem de testemunhas" referida na Epístola aos Hebreus (Hb 12.1), não se trata das pessoas que nos observam em nosso dia a dia para saber se vamos cair ou não. Vejamos, no comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, quem são essas testemunhas:

"Esta 'grande nuvem de testemunhas' é composta pelas pessoas descritas no cap. 11. Sua fidelidade é um constante encorajamento para nós. Não lutamos sozinhos, e não somos os primeiros a lutar com os problemas que enfrentamos. Outros correram a corrida e venceram, e seu testemunho nos impulsiona a também correr e vencer. Que esperança inspiradora nós temos!" 

(CPAD, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 1995, p. 1746)

Quem são essas pessoas citadas no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, cujo testemunho de vida nos serve como exemplo de fé, obediência, perseverança, paciência, humildade, fidelidade a Deus, etc., e que formam a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados? São elas: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas, "os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." (Hb 11.1-40).

Assim sendo, podemos perceber que a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados, não se trata das pessoas que ficam nos espreitando à espera de uma falha nossa. Mas, para confirmar ainda mais essa afirmação, vejamos o que diz o Livro 10 da Enciclopédia Beacon, quando trata da Epístola Epístola aos Hebreus, capítulo 12, versículo 1:

"C. A PERSEVERANÇA DA FÉ, 12.1-29

1. Recursos em Cristo (12.1-4) 

O autor, tendo provado de maneira tão eloqüente que a necessidade de viver pela fé não é motivo de autopiedade, mas, na verdade, é um caminho trilhado pelos seus heróis ancestrais, agora ressoa com um retumbante Portanto (toigaroun). Esta é uma forma duplamente reforçada da partícula toi, combinando toi, gar e oun: 'Bem então!' (Ela é usada ssomente aqui e em 1 Ts 4.8). O autor esteve apontando para os seus pais; agora ele aponta diretamente para eles (mas na primeira pessoa do plural): nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, estamos debaixo da obrigação imediata de mudar tanto a nossa atitude quanto a nossa ação. A palavra também nos associa com aqueles em 11.39. As testemunhas não são meros observadores na tribuna, curiosos para ver como vamos nos sair, mas pessoas que alcançaram êxito, por isso nós também poderemos ter êxito. (...)".

  (CPAD, Enciclopédia Beacon, Livro 10, 1ª edição, 2006, pp. 113 e 114)

Espero que este assunto tenha ficado claro. Mas faça o teu comentário, opinando, acrescentando informações, perguntando, etc.

A paz do senhor Jesus Cristo!

Pastor Hafner
Chavannes - Suíça




14 comentários:

  1. Muito bom o esclarecimento....isso confirma que o evangelico acredita tambem em espiritos, ja que acredita na nuvem de testemunhas que sao os espiritos daqueles q morreram na fé......
    Legal, o evangelico é um espirita inrustido....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Demas,

      Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-lhe pela tua ilustre visita ao meu Blog e por ter expressado neste espaço a tua opinião. Em segundo lugar, quero dizer-lhe que a tua interpretação está equivocada, pois o texto bíblico não está afirmando aquilo que você entendeu. A "nuvem de testemunhas" referida são, na verdade, os exemplos dos homens e mulheres de Deus que viveram no passado. A fé que eles professaram e a fidelidade a Deus até o fim, nos servem como testemunhos, a fim de que não desfaleçamos em meio às lutas.

      Espero ter esclarecido.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Nossa! Como tem gente que não sabe interpretar um texto e ainda sai agredindo as pessoas. Não se entristeça pastor Hafner, o senhor é responsável por suas palavras e não pela interpretação de terceiros.
      Não havia observado esse texto neste contexto. Só acrescentou ao meu coração a necessidade que temos de cada dia estar buscando conhecimento nas escrituras.

      Excluir
  2. Gostei muito do seu assunto

    Quem é a tão "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" pela qual estamos rodeados?

    Deus te abençoe meu amado.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos irmãos: Segundo meu minúsculo dicionário HOUAISS, a palavra TESTE, substantivo masculino, quer dizer: 1. prova, exame para avaliar as qualidades de alguém ou algo. Ora, daí originar-se a palavra TESTEMUNHA. E, para tanto, na acepção daquilo que se quer verdadeiro, a TESTEMUNHA precisa de tempo e espaço para, sob a ótica de sua OBSERVAÇÃO, traçar conceitos e poder de julgamento futuros, determinando o destino, bom ou mal, feliz ou infeliz, do que se observa; logo, esta TESTEMUNHA é determinante e INEXORÁVEL na sua tarefa. Contudo, para que não nos apeguemos em sofismas, SETE são os CHAKRAS principais que alimentam os nossos espíritos, como RODAS ou NADIS que sugam o fluído universal emanado de DEUS, nosso Pai Celestial, transmitindo as energias aos centros vitais e estes aos órgãos do nosso corpo denso, mas não são os únicos: milhares e milhares de pequeninos CHAKRAS cobrem os meridianos psíquicos, QUAIS TESTEMUNHAS vivas do nosso comportamento MORAL e ESPIRITUAL, gravando o nosso comportamento através do nosso LIVRE ARBÍTRIO, escrevendo em microns-de-segundos os nossos pensamentos e atos o JULGAMENTO de nossa experiência carnal ante às LEIS DIVINAS. Aliás, a "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS", na acuidade psíquica do Apóstolo Paulo aos Hebreus, mesmo desconhecendo o termo atual designado para os CHAKRAS, TESTEMUNHOU UMA GRANDE VERDADE. Que DEUS nos abençoe.
    Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido Walter ,tantas palavras bonita humanamente falando mas a palavra de Deus não se resume em simples palavras humana pois assim está escrito!
      Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
      Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
      As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
      Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
      Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
      Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

      1 Coríntios 2:11-16

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pastor diga e este cidadão que o autor de aos hebreus é desconhecido.

      Excluir
  4. Caro pastor, muito seu comentario, mas se quisermos falar das pessoas que estao ao nosso lado dia a dia para sermos exemplo, pode ser ou nao? Fica na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto é obviamente correto, devemos sim deixar os embaraços de lado e o pecado que tão de perto nos rodea sob esta e sob qualquer outra hipótese. que Deus te abençoe.

      Excluir
  5. grande nuvem de testemunhas mencionada neste texto, é pura e simplesmente uma referência aos chamados “heróis da fé” do capítulo 11, está correto a exegese bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que impede de também se tratar de pessoas que estão constantemente a nossa volta, em nosso trabalho, em nossa escolas, em nossa rua e etçs e tal, e por isso devemos certamente deixar o embaraço de lado e o pecado que tão de perto nos rodea? a mensagem que fica é obvia " devemos sob qualquer hipótese, deixar o embaraço de lado e o pecado que tão de perto nos rodea " Deus abençoe vç e a todos

      Excluir
  6. é evidente que a nuvem de testemunhas são os heróis citados no versículo do cap 11 concordo plenamente, até porque não precisa ser um expert para entender isto, mas também a de se concordar que o Espirito Santo de Deus através deste vers/ quer que entendamos que existe uma grande massa de pessoas a nos rodear sim, e por isto devemos deixar de lado todo embaraço e o pecado para que o nome de jesus seja glorificado através do nosso viver diário, que Deus nos abençoe a todos.

    ResponderExcluir