Pastor Virgínio de Carvalho Neto: um verdadeiro Missionário.

Pastor Virgínio de Carvalho Neto
            Conheci o Pastor Virgínio de Carvalho Neto através de informações da minha esposa, Missionária Marta Hafner, e do meu Pastor Presidente, Paulo da Costa Silva. Confesso que não tive uma ideia ampla de quem realmente ele é, pois há coisas que só detectamos em uma pessoa quando a conhecemos pessoalmente. Foi no mês de abril de 2011, em um sábado, na Sede da nossa Igreja em Genebra, Suíça, que tive o primeiro encontro com o Pastor Virgínio. Era o primeiro dia dos dois dias da festa alusiva ao 5º aniversário da nossa Igreja. No segundo dia da festividade, domingo, estavam programadas algumas consagrações de Obreiros (alguns irmãos ao diaconato  e um ao presbitério). Nesse dia, também, ocorreria  a minha consagração a Pastor e, como a nossa Igreja está ligada à Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado de Sergipe (CONEADESE) , Brasil, a minha consagração requeria a presença do seu Presidente, nesse caso, o Pr. Virgínio de Carvalho Neto. 




Minha consagração a Pastor (Genebra-Suíça)
            Humildade e simplicidade foram as primeiras qualidades que percebi no Pastor Virgínio. Com um sorriso sincero e tranquilo, passou logo o primeiro recado sem precisar pronunciar qualquer palavra: "Os meus títulos são para a glória de Deus". Sim, títulos não faltam no Curriculum Vitae desse homem de Deus. Todavia, não se percebe qualquer lampejo de soberba nas suas palavras e atitudes - ele tributa todas as honras a Deus e se considera simplesmente um instrumento nas mãos do SENHOR. Naquele momento em que o conheci passei a tê-lo como exemplo de líder e de um verdadeiro servo de Deus.



                  
           
             O site SERGIPE GOSPEL, no dia 08 de setembro de 2008, sob o título "Biografia do Pr. Virgínio de Carvalho", falou o seguinte sobre ele:

            "Virgínio de Carvalho Neto nasceu em Aracaju, Estado de Sergipe, no dia 17 de abril de 1958, filho de Paulino Bispo de Carvalho e Maura Moraes de Carvalho. Aos 03 anos de idade mudou-se com sua família para a cidade de Rosário do Catete-SE, onde residiu até os 15 anos. A partir dos 10 anos de idade, Virginio estava diretamente envolvido no trabalho de evangelização, pregando em ruas e praças daquela cidade. Com 14 anos já dirigia cultos e desempenhava trabalhos de evangelismo, auxiliando a saudosa irmã Florência. 

            Em 1970, com 18 anos de idade, foi designado para lecionar na classe de jovens na Escola Bíblica Dominical dando início aos trabalhos com a juventude. Foi consagrado Evangelista pelo Ministério da Igreja no ano seguinte, quando começou a apresentar o Programa Mensagem de Esperança, na Radio Liberdade, e a ensinar na Escola de Teologia das Assembléias de Deus.

            Foi consagrado Ministro do Evangelho (Pastor) sob o registro nº 02905 da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), no dia 07 de setembro de 1973, com apenas 20 anos de idade, sendo o mais jovem Pastor a ser consagrado a tal título episcopal no Estado de Sergipe até hoje. 

            Foi enviado para missões episcopais na África e na Europa, tendo residido em Madagascar, na África do Sul, na França, em Portugal e na Suécia, atuando nesses últimos como representante da FILADÉLFIA FORSAMLINGENS I STOCKHOLM YTTRE MISSION. Foi Pastor Ensinador das Assembléias de Deus em Lisboa e ministrou estudos bíblicos e palestras sobre missões em várias Igrejas em Estocolmo.

            De volta ao Brasil, em 1986, foi residir em Recife, capital do Estado de Pernambuco, onde exerceu a função de Diretor Social do Lar de Crianças de Abreu e Lima e realizou o projeto de abrigo, amparando 40 idosos.

            Em 1989, enquanto realizava trabalho missionário em Johanesburgo, na África do Sul, sob a perspectiva de assumir o Pastorado da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Johanesburgo, foi eleito, por unanimidade, para a Presidência da CONEADESE - Convenção das Assembléias de Deus no Estado de Sergipe e da IEAD.SE - Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado de Sergipe.

            No Brasil já exerceu atividades como: Presidente da UMESE - União dos Ministros Evangélicos em Sergipe; Vice-Presidente da UMADENE - União dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus no Nordeste; Membro do CONSELHO DE EDUCAÇÃO E CULTURA RELIGIOSA DA CGADB; Professor da Faculdade de Educação Teológica Logos - FAETEL; Professor da UNIT - Universidade Tiradentes; Membro do CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO; Membro do Conselho Administrativo da CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus (Maior Editora do Brasil), Membro da Mesa Diretora da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), Secretário de Estado da Cultura (GOVERNO ALBANO FRANCO) e Secretário de Estado Adjunto de Governo (GOVERNO JOÃO ALVES FILHO).

            Recebeu vários títulos e homenagens como a Comenda da Cruz do Mérito Filosófico e Cultural, em São Paulo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado na área cultural, e a Comenda do Mérito Aperipê, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe. Foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe recebendo o Diploma do Mérito Pastoral e recebeu Título de Cidadania das Câmaras Municipais de Lagarto, de N. Sra. da Glória, de Neópolis e Graccho Cardoso.

            No Exterior, exerceu atividades de Assessor para Assuntos Missionários da FILADELFIA - FORSAMLINGENS I STOCKOLM YTTRE MISSION; foi Membro da Comissão de Missões e Conselheiro da Rádio Evangélica Boas Novas de Alegria, em Portugal; foi Conferencista do Curso de Orientação para candidatos ao Campo Missionário, na França e em Estocolmo - Suécia; foi Conferencista do Curso sobre Missões na Cidade de Cayenne e Kourou, na Guiana Francesa, departamento ultramarino da França; foi Conferencista do Curso sobre Evangelismo e Missões na República da Tanzânia - África Oriental; foi Conferencista do Curso sobre Missões e Evangelismo na República do Burundi - África Oriental; foi Conferencista do Curso de Evangelismo e Missões na Cidade de Barcelona - Espanha; foi Conferencista do Curso sobre Missões e Evangelismo na Cidade de Funchal, capital do Arquipélago de Madeira, Província ultramarina de Portugal - África do Norte; foi Conferencista do Curso sobre Métodos Evangelísticos em Madagascar e Intérprete da Língua Sueca e Francesa em diversas conferências Mundiais. Também participou do programa Brasília/Miami de Política, Administração Pública, Educação, Saúde em Miami - Flórida – Estados Unidos da América."
                                   

Eu e Pr. Virgínio (Genebra-Suíça, abril de 2011)
            Me sinto deveras honrado por ter sido consagrado a Pastor pelo Pr. Virgínio de Carvalho Neto. Não apenas por ele ser Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado de Sergipe, Presidente da  CONEADESE e detentor de tantos outros títulos supramencionados, mas, principalmente, por ter ficado gravado na minha mente e no meu coração a imagem de um verdadeiro homem de Deus; o perfil de um verdadeiro Missionário. Que Deus continue abençoando o Pastor Virgínio, pois sei que Ele ainda tem muitos projetos para realizar através da sua vida. E se depender de mim, da minha esposa (Missionária Marta Hafner) e do meu Pastor Presidente (Pr. Paulo da Costa Silva), o apoio ao Pastor Virgínio na Suíça será fiel e constante, para a glória do Senhor Jesus Cristo. 


Pastor Hafner
Chavannes - Suíça

2 comentários: