11 - O PRIMEIRO LIVRO DOS REIS


  • Autor: Anônimo
  • Tema: Reis de Israel e de Judá
  • Data: Cerca de 560-550 a.C.

Considereções Preliminares 

               Os fatos de 1 e 2 Reis vêm logo a seguir aos de 1 e 2 Samuel. Esses quatro livros em conjunto abrangem de forma seletiva, toda a história dos reis de Israel e de Judá (cerca de 1050-586 a.C.). 1 e 2 Reis abrangem, cronologicamente, quatro séculos dessa história, do rei Salomão (970 a.C.) ao exílio babilônico (586 a.C.). 1 Reis, isoladamente, abarca cerca de 120 anos - o reinado de Salomão, de quarenta anos de duração (970-930 a.C.) e aproximadamente os primeiros oitenta seguintes à divisão do reino (cerca de 930-852 a.C.).

               1 e 2 Reis formam, originalmente, um só volume no antigo Testamento hebraico. Portanto, quanto à autoria são considerados um único livro. O último evento registrado (2 Rs 25.27) é a libertação do rei Joaquim da sua prisão em Babilônia (cerca de 560 a.C.). Por conseguinte, 1 e 2 Reis, na sua forma completa, provavelmente datam da década de 560-550 a.C. Não há menção nominal do autor, mas é evidente que se tratava de um historiador profético inspirado, que abordou os reinados de todos  os reis de Israel e de Judá à luz do concerto de Deus com o povo hebreu. Está claro, também, que utilizou  várias fontes literárias, citando-as nominalmente: (1) "o livro da história de Salomão" (1 Rs 11.41); (2) "o livro das crônicas dos reis de Israel" (1 Rs 14.19); (3) "o livro das crônicas do rei de Judá" (1 Rs 14.29). Essas fontes literárias eram provavelmente registros escritos e conservados pelos profetas, e não anais oficiais da corte. É provável, ainda, que o autor tenha consultado outras fontes documentárias proféticas tais como as mencionadas em 1 Cr 29.29.   

 Propósito 

               1 e 2 Reis foram escritos para prover ao povo hebraico no exílio babilônico uma versão bíblica da sua história, e assim compreenderem por que a nação dividiu-se em 930 a.C., por que o Reino do Norte, Israel, caiu em 722 a.C., e por que o reino davídico e Jerusalém caíram em 586 a.C. Os livros de Reis salientam que a divisão e o colapso de Israel e Judá foram uma conseqüência direta e inevitável da idolatria e da impiedade dos reis e da nação como um todo. Tendo em vista esse fato, os livros abordam o sucesso ou fracasso de cada rei, de conformidade com sua fidelidade ou infidelidade a Deus e ao concerto. Esta perspectiva bíblica tinha por objetivo fazer com que os cativos repudiassem para sempre a idolatria, buscassem a Deus e cumprissem seus mandamentos nas gerações futuras.

          Visão Panorâmica

               1 Reis divide-se em duas partes principais: (1) A primeira descreve o reinado do rei Salomão (Capítulos 1 ao 11). Os primeiros capítulos descrevem as circunstâncias que o conduziram ao reinado (capítulos 1 ao 2) e sua oração por sabedoria para governar a nação (capítulo 3). Os sete capítulos seguintes descrevem a ascensão de Salomão no âmbito mundial, e o apogeu de Israel em prosperidade, paz, poder e glória - tudo durante os primeiros vinte anos do reinado de Salomão. Durante esse período, Salomão edificou e dedicou o templo de Jerusalém (capítulos 6; 8). O capítulo 11 descreve o segundo período de vinte anos do reinado de Salomão - anos de sensualismo, de declarada poligamia, de idolatria e de desintegração dos alicerces da nação. Por ocasião da morte de Salomão, o caminho estava preparado para a divisão e declínio do reino. (2) A segunda parte descreve a divisão do reino, na época do filho de Salomão, Roboão, e os oitenta anos seguintes, de declínio político e espiritual dos dois  reinos com sua sucessão à parte, de reis (12 a 22). Os personagens principais desta metade do livro são: os reis Roboão do Reino do Sul, e Jeroboão do Reino do Norte; o rei Acabe e sua perversa esposa Jezabel (Norte), e o profeta Elias (Norte).

     Características Especiais


               Quatro características principais distinguem 1 Reis. (1) Apresenta os profetas como os representantes e porta-vozes de Deus diante dos reis de Israel e Judá - exemplos: Aías (1 Rs 11.29-40; 14.5-18), Semaías (1 Rs 12.22-24), Micaías (1 Rs 22.8-28), e principalmente Elias (capítulos 17 ao 19). (2) Salienta a profecia e o seu cumprimento na história dos reis. Registra numerosas vezes o cumprimento de profecias proferidas (exemplos: 2 Sm 7.13 e 1 Rs 8.20; 11.29-39 e 12.15; cap. 13 e 2 Rs 23.16-18). (3) Reúne muitas histórias bíblicas bem conhecidas - exemplos: a sabedoria de Salomão (capítulos 3 ao 4), a dedicação do templo (cap. 8), a visita da rainha de Sabá a Jerusalém (cap. 10) e o ministério de Elias, especialmente seu confronto com os falsos profetas de Baal, no monte Carmelo (cap. 18). (4) Inclui uma elevada soma de dados cronológicos sobre os reis de Israel e de Judá, cuja sincronização, às vezes, é muito difícil. A resolução satisfatória da maior parte desses problemas depende de reconhecermos os casos de prováveis reinados coincidentes em parte com outros, de co-regências de filhos com seus pais, e de modos diferentes de calcular as datas iniciais do reinado de cada rei.

O livro de 1 Reis e o Novo Testamento

               No Novo Testamento, Jesus declarou à sua geração que a grandeza da sua vida e do seu reino ultrapassam a sabedoria, autoridade, glória e esplendor de Salomão e do seu reinado: "Eis que está aqui quem é mais do que Salomão" (Mt 12.42). Além disso, a glória de Deus que encheu o templo de Salomão, quando foi dedicado, veio habitar entre a raça humana, na pessoa de Jesus, o Filho Unigênito do Pai (Jo 1.14).


***********
              
ESTUDOS ANTERIORES


                         Para o estudo sobre o livro de Gênesis .................... clique aqui.
                         Para o estudo sobre o livro de Êxodo ....................... clique aqui.
                         Para o estudo sobre o livro de Levítico ..................... clique aqui
                         Para o estudo sobre o livro de Números ................... clique aqui.   
                         Para o estudo sobre o livro de Deuteronômio ......... clique aqui.
                         Para o estudo sobre o livro de Josué ........................ clique aqui
                         Para o estudo sobre o livro de Juízes ....................... clique aqui
                         Para o estudo sobre o livro de Rute ........................... clique aqui.
                         Para o estudo sobre o livro de 1 Samuel ................... clique aqui.
                         Para o estudo sobre o livro de 2 Samuel ................... clique aqui.



BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, Edição de 1995, ano 2002, pp. 515, 516 e 517.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário