Israel pode retomar ataques se trégua for quebrada

22 de novembro - Soldados israelenses descansam sobre tanques durante o nascer do sol em posto no sul do país, perto de fronteira com a Faixa de Gaza. Na noite da véspera, o Egito anunciou como mediados que as duas nações chegaram a um cessar-fogo. Lefteris Pitarakis/AP

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, mencionou nesta quinta-feira (22) a possibilidade de Israel retomar os ataques à Faixa de Gaza se o movimento Hamas não respeitar o cessar-fogo decidido na véspera, depois de uma semana de confrontos no território palestino.
 
"O cessar-fogo pode durar nove dias, nove semanas ou mais, mas se não durar nós saberemos o que temos que fazer e, neste caso, nós consideramos naturalmente a possibilidade de retomar nossas atividades (militares) em caso de disparos ou de provocações", advertiu Barak na rádio pública.
 
O cessar-fogo era respeitado na manhã desta quinta-feira na Faixa de Gaza depois de uma semana de choques armados, que terminaram com a morte de pelo menos 162 palestinos e de cinco israelenses.
 
A trégua, obtida depois de intensos esforços diplomáticos do Egito e dos Estados Unidos, entrou em vigor às 19h GMT (17h de Brasília), segundo o texto do acordo anunciado no Cairo pelo ministro das Relações Exteriores egípcio, Mohamed Kamel Amr, que estava acompanhado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
 
Barak justificou a decisão do governo israelense de renunciar a uma operação terrestre de grande envergadura na Faixa de Gaza, apesar da mobilização de dezenas de milhares de reservistas.
 
Segundo o ministro, é impossível desestabilizar o poder do Hamas sem que Israel ocupe novamente a totalidade da Faixa de Gaza.
 
"Não tenho certeza se isto seria a coisa mais inteligente a fazer", disse.


Fonte: Clique aqui para ler a matéria completa no Portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário